Roupas penduradas cabides de loja do mercado de varejo

Descubra! Como está o mercado de varejo no Brasil?

O varejo é formado por setores do comércio que representam o último elo do canal de distribuição para o consumidor final e suas atividades são extremamente importantes, pois geram muitos empregos e representam quase 50% do PIB (Produto Interno Bruto) do nosso país. O varejo pode reforçar ou atrasar as ações de comercialização e marketing de fabricantes, sendo capaz de influenciar os resultados finais dos produtos que vendem, e por ser uma área muito dinâmica, é importante manter-se atualizado sobre como está o mercado de varejo no Brasil.

Como está o mercado atual de varejo no Brasil

Roupas penduradas em cabides de loja

O varejo deixou de ser apenas um setor da economia e assumiu um papel de grande importância: é o maior empregador privado do Brasil, de cada 4 empregos, 1 é criado pelo varejo. Nesse ambiente de competição entre as empresas, é fundamental o planejamento de suas ações, a prática cuidadosa de seus planos e a avaliação do desempenho realizado. As empresas precisam ter uma gestão estruturada no ciclo “planejamento, execução e controle”.

Nos últimos 10 anos, o PIB cresceu, e o varejo cresceu o triplo. Vivemos uma transformação de toda a economia com base no varejo. Os grandes varejistas com seus sistemas de crediários que deram este poder aos consumidores finais. Em uma economia dinâmica, oscilando entre estagnação e crescimento, as empresas brasileiras devem estar atentas ao cenário para tomar decisões no desenvolvimento do negócio, desenvolver estratégias e se adaptar à mudança de jornada de compra dos consumidores finais, de modo a expandir suas operações e promover uma experiência de compra positiva. As novas tendências de consumo trouxeram um impacto significativo para o varejo, tanto online quanto offline, saiba mais aqui sobre a jornada do cliente e sua importância.

As vendas no varejo brasileiro avançaram em 2018, mas mesmo apresentando alta pelo segundo ano consecutivo, o setor ainda precisa se movimentar para superar as quedas de 2015 e 2016. O desafio do varejo deixou de ser aumentar o número de vendas para ser a pressão de atrair mais futuros clientes. Os consumidores brasileiros têm gastado mais no e-commerce. Para os varejistas, há uma maior disposição para ampliar o próprio negócio, além do aumento da demanda por estudos de geolocalização das lojas. Outro fator de aquecimento do comércio neste momento são as despesas, como os aluguéis comerciais. É possível obter descontos na locação e prazos maiores de carência. Qualquer redução das vendas no mercado pode ser vista como uma “seleção natural”, na qual as empresas mais inovadoras terão mais chances de sair mais consolidadas, por isso, é importante criar um mindset empreendedor de sucesso!

Quais são as expectativas do mercado de varejo no Brasil?

Pessoas fazendo análises sobre o mercado de varejo no Brasil

As perspectivas para o futuro do consumo privado e as vendas varejistas são positivas, o mercado de varejo deve ser apoiado pelo crescimento do emprego e do crédito, e pelo ambiente de baixa inflação. No futuro, com o crescimento do e-commerce, as lojas físicas serão “templos de experiência”, onde os clientes testam os produtos antes de comprá-los.   Será necessário desenvolver novas estratégias voltadas para a experiência de compra. Hoje a experiência não é mais do varejista, que discutia com shoppings sobre novos pontos para crescimento de suas lojas, e sim do consumidor final que estará atento a experiência de compra que as marcas lhe oferecem. As principais tendências no segmento varejista para o futuro são:

  • Sustentabilidade;
  • Ampliação dos canais de venda;
  • Comércio por assinatura;
  • Produtos desenvolvidos para segmentos específicos de mercado;
  • Atendimento humanizado;
  • Pesquisa mais estratégica no site, com recomendações personalizadas de produtos;
  • Integração dos dados dos clientes aos sistemas corporativos;
  • Experiência positiva de compra, como agilidade na entrega;
  • Soluções mobile, como aplicativos e sites mobile-friendly;
  • Investir em marketing digital e parcerias com influenciadores;
  • Consumidores procurarão marcas orientadas por um compromisso com valores e ideais que se alinham aos seus;
  • Automação de processos internos.

É importante acompanhar as novas formas de consumo para obter vantagem competitiva sobre os concorrentes, e assim, fidelizar clientes no varejo, aprenda aqui!

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