Mulheres interessadas pelo visual merchandising de uma vitrine

10 dicas de como usar o visual merchandising para vender mais

O visual merchandising é um trabalho que reúne técnicas de marketing e comunicação visual para destacar os produtos de um estabelecimento, e usar ele a seu favor é uma estratégia inteligente para aumentar os lucros da sua empresa. Os benefícios do visual merchandising para o seu negócio são inúmeros! Separamos 10 dicas para vender mais a partir dessa técnica.

  • Defina seu público-alvo

Como você irá montar uma temática para a disposição de móveis e objetos na sua loja se não souber para quem estará vendendo? Seu tema e seu público precisam estar alinhados, inclusive com a identidade da sua marca. Um tema popular demais não vende para um público de poder aquisitivo mais alto. São os consumidores que ajudam a formular as tendências lançadas na sua loja, então o visual merchandising deve criar uma identificação com as suas preferências.

  • Tenha um objetivo

Aproveitar algumas épocas do ano são uma boa ideia, afinal, em certos períodos as pessoas tendem a comprar mais. Você quer promover as novidades para o verão, ou quer fazer uma queima de estoque da estação anterior? A partir daí, você montará seu tema e se comprometerá a organizar suas vitrines.

  • Escolhendo um tema

Para o visual merchandising, a composição de uma vitrine organizada e que resgate os elementos-chave de um tema, são o caminho para chamar a atenção da clientela. Atente-se à paleta de cores da vitrine, veja se ela faz sentido com o tema, e se combina com o interior da loja, pois tudo deve estar interligado e apresentar uma lógica. Aposte em tons harmônicos, ou cores complementares, para não virar um show de excessos. É comum ver casos em que o lojista quer tanto valorizar seus produtos, a ponto de mostrar tudo o que a loja pode oferecer, mas isso pode ser um erro grave.

  • Pense na sua empresa como um todo 

Visual merchandising não é só vitrine e chão; é tudo, da fachada da sua loja, até os corredores, o som ambiente, os balcões de atendimento, a identidade da sua marca, os preços, as sinalizações da loja, enfim, todos os elementos que fazem da sua empresa o que ela é. Tudo deve sempre ser pensado na intenção de oferecer uma experiência completa para o cliente.

  • Saiba onde são os pontos quentes da loja

Sempre tem uma área da loja onde as pessoas circulam mais por ficarem mais interessadas, e outras áreas onde sempre parece vazio. Por quais motivos isso acontece? Será que os produtos estão expostos demais… ou escondidos demais? Cada metro quadrado da loja deve ser um “vendedor”, atente-se a isso.

  • Sonorização da loja

Se você sabe qual o seu público-alvo e as preferências dele, então já pode imaginar que tipo de música eles gostam, certo? Os sons dentro da loja devem proporcionar uma experiência agradável, combinando tanto com o cliente, quanto com a proposta da sua empresa. Não deixe a música muito alta, mas também não a deixe imperceptível. Muita gente gosta até de cantarolar e dançar enquanto olha os produtos. Não deixe de ficar atento quanto a isso, pois cada detalhe conta.

  • Defina o layout da sua loja

É de extrema importância que o cliente consiga ver que a sua loja está bem organizada. Uma loja confusa raramente será agradável para quem entra. Sinalize cada área para que ninguém se perca, evite bagunça na hora de preencher os expositores com os produtos recém-chegados ao estoque, não deixe produtos fora de lugar e evite tumultos e obstáculos nos corredores. O espaço deve ser escolhido de forma que todos se sintam bem transitando. Tornar o seu negócio mais tecnológico também impulsiona seus clientes a comprar mais, veja agora como a tecnologia do provador inteligente pode ser uma boa estratégia para você.

  • Invista em um ponto focal na entrada da loja

Isto é como uma vitrine, mas criando um impacto visual dentro da loja. Ali, normalmente, coloca-se alguma novidade, montada como uma espécie de cenário, para criar desejo nos clientes que entram. Para que o impacto seja maior ainda, coloque próximo ao ponto focal um equipamento massificado com os mesmos produtos em destaque.

  • Iluminação do ambiente

A luz é uma poderosa aliada do visual merchandising, com ela você direciona a atenção do consumidor para locais realmente importantes, e que irão lhe render boas vendas. Pode-se até mesmo gerar movimento, com brilhos e sombras. Não exponha os clientes a luzes muito fortes, mas também não as deixe fracas demais, a ponto deles não conseguirem enxergar direito os produtos e as tags. 

  • Nunca deixe de renovar

Quando um cliente passa todos os dias em frente a sua loja, ele se acostuma com a fachada, e pode não se impactar mais com ela. Por isso, sempre renove a decoração interna e a vitrine. Tenha em mente que você deve apresentar produtos novos para que seu público-alvo sempre se encante. Vale lembrar também que o comportamento do consumidor pode mudar de tempos em tempos, então leve isso em consideração na hora de expor seus produtos.

Com o visual merchandising, o seu negócio pode desenvolver diferenciais competitivos para se destacar no mercado, e assim, vender mais. A experiência do cliente na sua loja é o fator principal para levar ele a comprar com você, por isso é importante também entender como funciona a customer experience e seu impacto na fidelização de clientes, veja!