Pessoa feliz escolhendo roupas em cabides de loja

Os benefícios do visual merchandising para o varejo

Atrair clientes sempre foi um desafio para as lojas da rede varejista. Saber como deixar sua loja física mais atrativa para o público é crucial para causar uma boa impressão, já que é a primeira imagem que ele terá do seu negócio. Neste artigo, explicaremos como o visual merchandising pode ser utilizado para fortalecer sua marca e aumentar seus lucros.

O que é visual merchandising?

Visual merchandising em vitrine de loja de roupas com manequins

Cerca de 80% dos nossos estímulos são visuais, por isso toda empresa deve se preocupar com a sua identidade e a organização do espaço das lojas. A imagem representa o primeiro contato entre o público e a marca, determinando o que ele pensa sobre a empresa a partir dali. 

O visual merchandising é uma estratégia de varejo que trabalha o ambiente do PDV (ponto de venda), a fim de criar uma identidade para uma empresa, personalizando seu local de trabalho com a ajuda do design para influenciar os clientes a terem o desejo de comprar. Também é uma ferramenta criativa para as vendas, pois ela orienta os gestores a pensarem constantemente de maneira comercial em como causar impacto ao público-alvo. Ela movimenta as jornadas de compra através do apelo visual, utilizando de artifícios como expositores de produtos, gôndolas, painéis e vitrines.

A importância do visual merchandising na jornada de compra do consumidor

Duas mulheres felizes na jornada de compra

A satisfação do consumidor é sempre o foco do marketing, e no varejo isto é prioritário para se manter em um mercado tão competitivo. As estratégias devem ser utilizadas para que seu público-alvo possa comprar seus produtos e tornar-se um cliente fiel. Logo, o comportamento do consumidor surge como um aspecto decisivo para atingir tais objetivos. Entenda aqui como funciona a jornada de compra do cliente e como entendê-la.

Você sabia que muitas das jornadas de compra são fechadas apenas no ambiente de compra? Por isso, as empresas estão investindo cada vez mais em ações para incentivar os consumidores a comprarem suas marcas no momento que estão no ponto de venda, seja por hábito ou por impulso.

O visual merchandising representa toda a experiência do cliente na loja. Por isso, é essencial criar um ambiente aconchegante, com boa iluminação e uma boa disposição de elementos e cores, a fim de garantir que o público tenha uma boa experiência na loja assim que entram nela, e aumentar as chances de finalizar uma jornada de compra bem-sucedida. Isso faz parte também da customer experience, que é chave para a fidelização de clientes.

Benefícios do visual merchandising para a sua empresa

Visual merchandising na organização das cores de roupas penduradas em cabides

  • Otimizar a circulação interna

É muito desconfortável ir às compras em uma loja apertada ou lotada de móveis, por isso o layout da loja é fundamental. Seja qual for o tamanho do seu estabelecimento comercial, um bom layout é capaz de conduzir o cliente mesmo na ausência do vendedor.

  • Agregar valor à marca

Através de estímulos visuais, o visual merchandising oferece a percepção que o consumidor tem acerca da loja e, se bem utilizado, indica se ela é luxuosa, mais popular, etc.

  • Atrair mais clientes até a loja

Uma fachada bem estruturada e uma vitrine bem montada são essenciais para comunicar os principais atributos da sua marca, dialogar com o cliente e atrair a atenção dele. Promover ações e eventos que convidem pessoas ao interior da loja também pode ser um bom investimento.

Use o visual merchandising para proporcionar experiências que surpreendem o cliente ao oferecer muito mais do que o esperado! Veja agora 10 dicas de como usar o visual merchandising para vender mais.